Encontros Literários Moreira Campos: Mestres de Outras Latitudes

Data de publicação: 25 de novembro de 2015. Categoria: Notícias

Programação Oficial – Novembro de 2015 – ÚLTIMO EVENTO DO ANO

O evento Mestres de Outras Latitudes, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), objetiva trazer professores e pesquisadores de fora do Estado do Ceará para oferecer a universitários e ao público interessado em literatura um contato direto com as linhas teóricas e as reflexões críticas que se desenvolvem em outras coordenadas do país. Para tanto, os ELMC estão convidando intelectuais de projeção, com trabalhos desenvolvidos em importantes universidades e abordagens inovadores sobre os estudos literários, para proferir palestras abertas ao público em geral e ministrar minicursos dedicados a alunos e egressos de pós-graduação.

Prof. Dr. Francisco Alambert
Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona História Social da Arte e História Contemporânea na graduação e na pósgraduação, Francisco Alambert é também crítico de arte, colabora em diversos jornais e revistas, no Brasil e no exterior. Publicou, entre outros livros, Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores (Editora Boitempo, 2004), que recebeu o prêmio Jabuti na categoria Artes. Na USP, participa da coordenação do grupo de pesquisa DESFORMAS – Formação e desmanche de Sistemas Simbólicos.

Palestra para o público em geral (80 vagas)
Dia 25/11, quarta-feira, às 18h, Auditório Rachel de Queiroz
“O povo desde o Modernismo (sobre os 70 anos de A rosa do Povo)”. Drummond escrevia os poemas de A rosa do povo na mesma época em que os jornalistas Mario Neme e Edgard Cavalheiro organizavam uma série de entrevistas com novos e “antigos” intelectuais que seriam reunidas nos livros Plataforma da nova geração e Testamento de uma geração. Os dilemas entre novos e velhos modernistas, entre passado e futuro modernos, são a base dos desenvolvimentos poéticos e dos embates do próprio Drummond em seu livro. A partir destas “plataformas” e destes “testamentos” iremos procurar discutir o tema da “Esquerda e do Povo” no contexto da crise do modernismo.

Minicurso para alunos e egressos de programas de pós-graduação (20 vagas)
Dias 26 e 27/11, das 14 às 17 hs., na Sala de Audiovisual do Programa de
Pós Graduação em Literatura, Prédio Azul do Bosque Moreira Campos

“Três críticos: Antonio Candido, Paulo Emílio e Mário Pedrosa”. O curso busca estabelecer aproximações para uma história da crítica de arte e cultura no Brasil diante dos temas da “formação”, “crise”, “cultura nacional e internacional”, “ruptura” e “vanguarda”. Nessa perspectiva, serão analisadas as obras do crítico literário Antonio Candido, do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes e do crítico de artes plásticas Mário Pedrosa. Veremos a elaboração de três conceitos de análise crítica construídos diante da condição brasileira pelo três críticos: o princípio da formação (em Antonio Candido), do deslocamento e cópia (em Paulo Emílio) e do exercício experimental da liberdade (em Mário Pedrosa).

INSCRIÇÕES: Secretaria do Departamento de Literatura da UFC, das 8 às 17 hs. Sem cobrança de taxas.
CERTIFICADOS: 2 HORAS PARA CADA PALESTRA. 6 HORAS PARA CADA MINICURSO.